Carregando

Empresa Kinetcs cria o Nearbytes que poderá superar o NFC

Normalmente viemos nos deparando com a introdução do NFC ( Near Fild Communication ) em diversos smartphones, como também televisores, etc.


Acima diretor da Kinetics apresentando o NearBytes

O NFC já vem de uma longa data desde sua criação a sua introdução no mercado
mas esse processo vem em passos curtos e tem demorado a entrar de vez como uma alternativa a mais para facilitar nossas vidas.

Mas uma empresa brasileira veio com uma proposta bem mais pretensiosa e interessante. 

O sistema Nearbytes, criado pela empresa Kinetics tem como objetivo facilitar a função de comunicação entre dois aparelhos eletrônicos, apenas com o uso de uma frequência sonora. A idéia da empresa a principio era apenas de criar um álbum de figurinhas digital, e que sua transferência fosse a mais simples possível.

Algumas das sugestões de transferência eram Bluetooth, Internet e NFC.


O Bluetooth por apresentar frequências de funcionamento diferentes, impedia que, por exemplo, um iPhone e um dispositivo com Android se comunicassem. 

O envio pela internet (seja por WiFi ou rede de dados móveis) poderia ser uma alternativa, contudo a pessoa poderia estar em um local sem conectividade e ficaria na mão. 

Por fim, o NFC também foi descartado por sua ainda baixa disseminação e dificuldade de introdução no mercado.

Foi então que o pessoal da Kinetics pensou nas ondas sonoras e na existência de alto-falantes em todos os smartphones e tablets da atualidade. 
"Descobrimos que isso era viável, e que haveria muito mais aplicações do que um álbum de figurinhas", comentou o diretor da companhia Marcelo Ramos. 

O NearBytes funciona da seguinte forma, ele usa um aplicativo para codificar os dados que precisam ser compartilhados e os reproduz no formato de ondas sonoras de alta frequência via alto-falantes. O aparelho receptor capta esse som com o seu microfone e, utilizando o mesmo aplicativo, realiza a conversão dessas ondas para os dados originais.

Tudo isso pode ser representado na figura abaixo:




O aplicativo que usa o NearBytes é o S-Contact que pode ser baixado para dispositivos Android e IOS.
No entanto, o S-Contact permite apenas troca de contatos pessoais e profissionais, entre dispositivos móveis.

O aplicativo S-Contact é o primeiro do gênero a incorporar a mais inovadora tecnologia de transmissão de dados por som: NearBytes.
Uma vez instalado o aplicativo, basta criar o seu próprio cartão de visita S-Contact, com os dados que deseja compartilhar em suas reuniões e eventos.

Para enviar o seu cartão S-Contact, basta estar com o aplicativo ativo, aproximar seu dispositivo de um outro e acionar o botão ENVIAR. O outro dispositivo também deverá estar com o aplicativo S-Contact acionado.

Os dados são enviados, recebidos e salvos no próprio aplicativo S-Contact. Se desejar, você pode salvar todos os dados recebidos nos contatos de seu smartphone.
S-Contact é compatível com a maior parte dos smartphones disponíveis no mercado.

Caso tenha se interessado faça você mesmo o teste do aplicativo, ele também conta com um plugin para computador. 


Tecnoinfobrasil - Mais que um site de tecnologia, um conceito de informação de qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

TecnoInfoBrasil © Copyright 2011. Todos Direitos do Site Reservados ao Designer / Paulo Henrique.